Medida visa ampliar detecção precoce do câncer de mama, com orientação do profissional de saúde; doença chega a 73 mil novos casos anuais no Brasil
Thiago Coutinho
___________________
Outubro é o mês da campanha dedicada à prevenção contra o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa deste ano traz como tema “Mulher: seu corpo, sua vida”. Entre as novidades está a iniciativa do Ministério da Saúde que vai garantir o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 40 a 49 anos — o exame será feito sob demanda, mesmo que não haja sintomas da doença.
A mamografia para mulheres nesta faixa etária, mesmo assintomáticas, já era uma recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia. “É importante ressaltar: desde 2009, quando a mamografia de rastreamento foi incorporada na tabela de procedimentos do SUS, é possível realizar a mamografia de rastreamento para mulheres nessa faixa etária”, reforça Renata Oliveira Maciel dos Santos, Chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Segunda maior causa de morte por câncer entre mulheres
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A detecção nessa faixa etária (40 a 49 anos) pode apresentar benefícios como encontrar o câncer no início e permitir um tratamento menos agressivo. Mas Renata ressalta que também há o risco de falso positivo ou falso negativo, resultados incorretos que geram ansiedade e estresse, além da necessidade de outros exames.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
É importante seguir também algumas estratégias de prevenção do câncer de mama:
- Praticar atividade física;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar seu bebê.
- Fonte: https://noticias.cancaonova.com/brasil/sus-amplia-atendimento-a-mamografia-para-mulheres-de-40-a-49-anos/