-
- André Biernath
- Da BBC News Brasil em Londres
-
A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, publicada em setembro, apertou as metas sobre a pressão considerada ideal, ou saudável. A partir de agora, o tradicional 12 por 8 — antes considerado um valor normal, ou "limítrofe" — já passa a ser considerado um quadro que merece atenção de profissionais da saúde. O novo documento segue a mesma linha de outros consensos publicados recentemente, como é o caso de uma nova abordagem de tratamento adotada por médicos europeus a partir de 2024.
A nova diretriz assinada por diversos especialistas da área simplifica alguns conceitos e recomenda um tratamento mais intenso logo nos primeiros estágios da doença.
Em resumo, as metas de pressão ficaram assim:
- Pré-hipertensão: entre 120 por 80 mmHg e 139 por 89 mmHg (de 12 por 8 a "quase" 14 por 9).
- Hipertensão arterial: maior que 140 por 90 mmHg (acima de 14 por 9).
-
Vale destacar que esses números levam em conta a medida da pressão feita no consultório, por um especialista, em pelo menos duas ocasiões. O número mais alto corresponde à pressão do sangue nas artérias quando o coração bate, conhecida como pressão arterial sistólica. E o número mais baixo é a pressão entre as batidas, conhecida como pressão arterial diastólica.
Com isso, uma pressão normal passa a ser aquela que fica abaixo de 119 por 79 mmHg, num número que fica mais ou menos no popular 11 por 7.
Segundo a diretriz, o objetivo é intensificar o tratamento em estágios iniciais, para que a pressão arterial fique dentro da meta especialmente entre pessoas com risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Reportagem completa em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4gl3zn4nyjo