Dom António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), reconhece que Portugal “apresenta algum atraso nesse campo da evangelização” e não tem dúvidas de que a “catequese para adultos é um desafio importante na Europa” e “representa uma prioridade para o futuro da catequese”. Ele participou do encontro em Roma entre as Comissões Episcopais da Catequese
O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), dom António Augusto Azevedo, fez um balanço positivo do encontro de dois dias (23 e 24 de abril), realizado em Roma, entre as Comissões Episcopais da Catequese do sul da Europa. Após Lisboa e Madri, a capital italiana sediou o evento entre os representantes da área provenientes de Portugal, da Espanha e da Itália. “O balanço é muito positivo. Foi a terceira vez que nos encontramos e pudemos partilhar o trabalho que a catequese desenvolve nas várias realidades do sul da Europa. Foi um tempo muito proveitoso para abordarmos as preocupações comuns e os desafios que temos”, afirmou. O próximo encontro já está agendado para ser realizado na Espanha.Dom António sustentou que é fundamental que a catequese “não perca de vista a sua finalidade” que passa “pela transmissão e ajuda à vivência do Evangelho”. “Esse é o ponto decisivo do nosso trabalho e deve ser o foco da nossa ação”, desenvolveu ele. O prelado considerou que “todos os outros aspectos”, como a “organização, metodologia e os materiais didáticos, devem sempre ajudar a cumprir esse propósito”.
Para o responsável, a atualidade exige o assumir de passos concretos tendo em vista uma “Igreja que seja capaz de colocar a sua catequese na lógica da evangelização para que os mais novos percebam o valor do evangelho nas suas vidas”. “Esse é o nosso grande objetivo, e o encontro ajudou-nos a perceber o caminho a percorrer em conjunto, não nos iludindo com o que temos e não nos deixando abater por alguma adversidade que surja”, acrescentou dom António.
Catequese para adultos: um desafio importante para o presente e futuro da catequese
No decorrer dos trabalhos, a Comissão Episcopal para a Evangelização, Catequese e Catecumenado da Espanha apresentou um “novo catecismo para a catequese dos adultos”. “Esse é um ótimo documento que a par da tradição que a Itália mantém na catequese com os adultos, pode ajudar-nos, em Portugal, a fazer caminho e a aprender com eles”, comentou dom António.
Consciente que o nosso país “apresenta algum atraso neste campo da evangelização” em relação a outras “experiências já implantadas”, o prelado não tem dúvidas que a “catequese para adultos é um desafio importante na Europa” e “representa uma prioridade para o futuro da catequese”. “Vamos trabalhar no nosso país, com ânimo, concretizando o itinerário, criando os recursos e dando passos concretos que vão de encontro à nossa realidade”, acrescentou ele.
O Jubileu dos Catequistas
No encontro de Roma, os responsáveis estiveram em videoconferência com o Dicastério para a Evangelização do Vaticano e com o Conselho Europeu das Conferências Episcopais da Europa. “Foi mais uma oportunidade de partilha e um momento para abordarmos já a dinâmica do ‘Jubileu dos Catequistas’”, disse dom António.
“Temos em mãos a aplicação do Ministério do Catequista. Foi muito interessante escutarmo-nos acerca do modo de concretização, nas diferentes igrejas locais, deste ministério. Para nós, em Portugal, que ainda recentemente nos debruçamos sobre o tema, vai ser por certo mais uma ajuda para que saibamos dar os passos certos”, finalizou.
Fonte: Vatican News
By Storni Júnior - Jornalista DRT 1.205/Pa