A realidade das comunidades impactadas pela mineração e o acompanhamento pastoral das Igrejas a esses contextos será tema da live que acorrerá na sexta-feira, 26 de abril, às 19h30. Na ocasião, a Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBBapresentará o Atlas Igrejas em Cuidado da Casa Comum. A live será transmitida nas redes sociais da CNBB: @cnbbnacional e terá o apoio da Pastoral Nacional dos Surdos, com tradução em libras.
Participam da live o bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, dom Vicente Ferreira; o bispo da diocese de Sete Lagoas (MG), dom Francisco Cota; a irmã Angela Biagioni, da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, entre outros convidados.
O Atlas é uma iniciativa da Comissão e da Rede Igrejas e Mineração. Também é fruto de uma colaboração das organizações com o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração que realiza anualmente o mapeamento dos contextos que sofrem com violações de direitos humanos pelas economias extrativistas.
A plataforma visualiza os dados coletados anualmente pelo Comitê ao apresentar a sistematização das violações de direitos humanos e ambientais causadas pela mineração aos regionais da CNBB. O Atlas realiza mapeamento similares em outros países da América Latina.
Conforme aponta o Relatório dos Conflitos da Mineração 2021, foram contabilizados 644 casos e 840 ocorrências de conflito, envolvendo ao menos 762.246 pessoas.
Os conflitos em relação a “Terra” e “Água” foram os mais se destacaram, com 489 (58,2%e 256 (30,5%ocorrências.
Assista a live aqui:https://youtu.be/oe2q6a6ctRA
Fonte: CNBB
By Storni Júniior - Jornalista DR 1.205/Pa