Tocando Agora: ...

Arquidiocese de Belém divulga programação do Tempo do Natal 2025–2026

Publicada em: 19/12/2025 17:35 -

Celebrações acontecem de 24 de dezembro a 11 de janeiro em todas as 109 paróquias da Arquidiocese

A Arquidiocese de Belém divulgou a programação oficial das celebrações do Tempo do Natal, que ocorrerão entre os dias 24 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. O período litúrgico tem início com a Vigília de Natal e se estende até a Solenidade do Batismo do Senhor, encerrando o ciclo natalino da Igreja Católica.

O Tempo do Natal é o prolongamento da solenidade do nascimento de Jesus Cristo, celebrada nos dias 24 e 25 de dezembro, e reúne momentos importantes da fé cristã, como a Sagrada Família, Santa Maria Mãe de Deus, Epifania do Senhor e o Batismo do Senhor.

Vigília e Natal do Senhor

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a Vigília de Natal será celebrada em todas as 109 paróquias da Arquidiocese, conforme a programação local.
Na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, a celebração acontece às 20h, presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém. No mesmo horário, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito, presidirá a Vigília na Fazenda da Esperança, em Mosqueiro.

No dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, as paróquias realizarão missas ao longo do dia. Destaque para o 70º Círio do Menino Deus, em Marituba, com missa de saída às 7h, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de procissão até a Paróquia Menino Deus.

Ainda no dia 25, Dom Julio Endi Akamine presidirá missas às 9h, na Catedral Metropolitana, e às 19h, na Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Conjunto Sideral. Dom Alberto também celebrará às 11h, na Fazenda da Esperança, em Mosqueiro.

Sagrada Família e Ano Novo

No dia 28 de dezembro, a Igreja celebra o Dia da Sagrada Família, dedicado à valorização da família cristã, lembrando que Jesus quis nascer e crescer em uma família simples de Nazaré. As paróquias terão celebrações conforme programação local. Na Paróquia Sagrada Família, no bairro Curió-Utinga, haverá Missa Solene às 7h30 e às 19h.

Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, haverá missas em todas as paróquias. A tradicional celebração de encerramento do ano na Catedral Metropolitana será presidida por Dom Julio Endi Akamine, às 19h. Em Mosqueiro, Dom Alberto Taveira Corrêa celebrará às 21h, na Fazenda da Esperança.

Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz

No dia 1º de janeiro de 2026, a Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, que encerra a oitava do Natal e também marca o Dia Mundial da Paz. As paróquias da Arquidiocese realizarão missas ao longo do dia.

Na Catedral Metropolitana, Dom Julio Endi Akamine presidirá a missa às 19h. Dom Alberto Taveira Corrêa celebrará às 11h, na Fazenda da Esperança, em Mosqueiro, e às 18h, na Capela Santo Antônio, no bairro da Campina.

Epifania do Senhor

A Solenidade da Epifania do Senhor, que recorda a manifestação de Jesus como Salvador do mundo, será celebrada no domingo, 4 de janeiro de 2026. Popularmente conhecida como Dia de Reis, a data foi transferida para o domingo para favorecer a participação dos fiéis.

Haverá missas em todas as paróquias da Arquidiocese. Dom Julio Endi Akamine presidirá às 9h, nas Irmãs Missionárias do Sagrado Coração Eucarístico, em Ananindeua. Dom Alberto Taveira Corrêa celebrará às 11h, na Fazenda da Esperança, e às 18h, na Paróquia Sagrada Família, no Curió-Utinga.

Batismo do Senhor encerra o Tempo do Natal

O Tempo do Natal será encerrado no dia 11 de janeiro de 2026, com a Solenidade do Batismo do Senhor, que marca o início do Tempo Comum. A celebração recorda o início da vida pública de Jesus e a manifestação da Santíssima Trindade.

 

Na Arquidiocese de Belém, todas as paróquias terão missas. Dom Julio Endi Akamine presidirá às 7h, na Paróquia Santa Luzia, no bairro do Jurunas, e às 10h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Dom Alberto Taveira Corrêa celebrará às 11h, na Fazenda da Esperança, em Mosqueiro.

 

Fonte: Arquidiocese do Pará

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...