Rui Saraiva – Portugal
Na sua saída do Policlínico Agostino Gemelli, no domingo 23 de março em Roma, foram bem visíveis as dificuldades respiratórias e de articulação de palavras do Papa Francisco.
Após um período de hospitalização de mais de um mês, no qual o Santo Padre esteve em risco de vida, segue-se agora um longo período de convalescença de dois meses no Vaticano.
Uma etapa ainda sem a presença do Papa, mas talvez um tempo favorável para recordar as palavras de Francisco, que nos ajudam a ler o seu pontificado. Palavras de esperança do Papa.
Pedir licença, agradecer e pedir desculpa
Foi numa catequese para milhares de fiéis que enchiam a Praça de S. Pedro que o Papa Francisco assinalou as palavras com licença, obrigado e desculpa.
A primeira palavra, com licença, traz-nos à lembrança a saudação de Francisco na noite da sua eleição em março de 2013 quando disse “boa noite”, como que pedindo para entrar na nossa vida.
O caso que aqui recordamos, teve lugar na audiência geral de 13 de maio de 2015 na qual o Papa Francisco apresentava mais uma catequese do seu itinerário sobre a família, relembrando estas três palavras, já anteriormente desenvolvidas, mas que são essenciais para a vida de uma família: com licença, obrigado e desculpa.