A Santa Sé divulgou o tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais nesta segunda-feira, 29 de setembro.
_____________________________________________
No último dia 29 de setembro, o Vaticano anunciou o tema para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 2026: “Preservar vozes e rostos humanos”. De acordo com o comunicado do Dicastério para a Comunicação, o tema é uma advertência: “o futuro da comunicação deve garantir que as máquinas sejam ferramentas a serviço e conexão da vida humana, e não forças que corroem a voz humana.”
Oportunidades e riscos da tecnologia
No comunicado divulgado pelo Vaticano, são destacadas algumas realidades contemporâneas:
Influência da IA
Os algoritmos e sistemas de IA já intervêm na forma como conteúdos são filtrados e apresentados, influenciando diretamente nossas interações e percepções.
IA não substitui atributos humanos
Embora tais ferramentas proporcionem eficiência e amplitude de alcance, elas não podem substituir atributos humanos essenciais — como empatia, responsabilidade moral, sentido ético, julgamento humano. “A comunicação pública exige mais do que cálculo de dados”, afirma o texto.
Manipulação e Fake News
A IA pode produzir conteúdos atraentes, porém enganosos, manipulativos ou com viés. Pode simular vozes e rostos humanos, replicar estereótipos ou invadir a privacidade sem consentimento. Além disso, uma dependência excessiva dessas tecnologias pode fragilizar o pensamento crítico e inibir a criatividade.
Concentração de poder
Também é levantada a preocupação com a concentração de poder: o controle monopolista dos sistemas de IA pode acentuar desigualdades e exercer influência desproporcional sobre o funcionamento dos ecossistemas comunicativos.
Educação Midiática
Diante do cenário desafiante, o texto propõe uma “alfabetização mediática” nos sistemas educacionais, e até mesmo uma alfabetização específica em IA — a chamada MAIL (Media and Artificial Intelligence Literacy).
Na visão apresentada, os cristãos têm uma responsabilidade particular: colaborar para que as pessoas — e especialmente os jovens — desenvolvam a capacidade de pensar criticamente e crescerem em liberdade de espírito.
“Como católicos, podemos e devemos dar a nossa contribuição, para que as pessoas – especialmente os jovens – adquiram a capacidade de pensar criticamente e cresçam na liberdade de espírito”, finaliza o comunicado.
Fonte: https://comshalom.org/papa-leao-xiv-a-grande-missao-da-comunicacao-e-preservar-a-primazia-humana/