Tocando Agora: ...

Papa: quem serve a riqueza permanece escravo dela

Publicada em: 22/09/2025 09:39 -

Leão XIV presidiu a missa deste domingo na Paróquia de Santa Ana, no Vaticano, com ênfase no evangelho do dia, que adverte sobre o apego aos bens materiais

Da Redação, com Vatican News

__________________________________Foto: Reprodução Vatican Media________

 

“Quem serve a Deus liberta-se da riqueza, mas quem serve a riqueza permanece escravo dela!”. Com uma reflexão centrada no Evangelho deste domingo, 21, o Papa Leão XIV presidiu a Missa na paróquia de Santa Ana, no Vaticano.

A liturgia traz o trecho bíblico em que Jesus afirma que “nenhum servo pode servir a dois senhores”, portanto, “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (cf. Lc 16,13). Uma reflexão que desafia cada um a examinar atentamente sua relação com Deus e com os outros, observou o Papa. Ele explicou que Jesus pede uma posição clara e coerente entre Deus e a riqueza: é preciso decidir por um verdadeiro estilo de vida.

Leão XIV destacou que a sede de riqueza leva ao risco de substituir Deus quando se considera que é ela que pode salvar a vida. A tentação é pensar que sem Deus se pode viver bem, enquanto sem riquezas há tristeza e aflição. Mas a mente humana foi feita para planejar uma sociedade melhor, não para buscar negócios ao melhor preço, ressaltou.

 

“Hoje, em particular, a Igreja reza para que os governantes das nações sejam libertados da tentação de usar a riqueza contra o homem, transformando-a em armas que destroem os povos e em monopólios que humilham os trabalhadores. Quem serve a Deus liberta-se da riqueza, mas quem serve a riqueza permanece escravo dela! Quem busca a justiça transforma a riqueza em bem comum; quem busca o domínio transforma o bem comum em presa da própria ganância.”

Fonte: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/leao-xiv/papa-quem-serve-a-riqueza-permanece-escravo-dela/

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...