O Vaticano divulgou nesta quarta-feira um vídeo de arrecadação de fundos centrado no recém-eleito Papa Leão, pedindo aos fiéis que apoiem sua missão em meio a uma grave crise financeira para a Igreja Católica.
O vídeo de um minuto foi exibido em telões gigantes na Praça de São Pedro para multidões que aguardavam a audiência semanal do papa e divulgado nas redes sociais e na internet pelos meios de comunicação do Vaticano.
O vídeo incentiva as pessoas a doarem para o Óbolo de São Pedro, um fundo papal usado para apoiar atividades da Igreja e trabalhos de caridade que, de acordo com os últimos registros disponíveis, recebeu 48,4 milhões de euros (US$ 55,66 milhões) em doações em 2023.
O país natal do papa, os Estados Unidos, foi responsável pela maior parte, equivalente a pouco mais de 28% do total, mas as despesas superaram em muito as ofertas, com o fundo desembolsando 103 milhões de euros no ano, disse o Vaticano.
"Com sua doação ao Óbolo de São Pedro, você oferece um apoio concreto enquanto o Santo Padre dá seus primeiros passos como Papa. Ajude-o a proclamar o Evangelho ao mundo e estenda a mão aos nossos irmãos e irmãs necessitados", diz o vídeo.