O Domingo de Ramos é muito mais do que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. Ele marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante do ano para nós, cristãos. Nesse dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde Ele entregaria a vida por amor a todos nós. É uma celebração que reúne alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, a multidão que acolhe Jesus com festa; de outro, já se faz presente a sombra da cruz que se aproxima.
Na tradição da Igreja, esse momento é tão significativo que o repetimos todos os anos. Na procissão de Ramos, saímos em comunidade, com nossos ramos nas mãos, para manifestar nosso desejo de acolher Jesus em nossas vidas. Levamos os ramos abençoados para casa, colocamos em um cantinho especial, trocamos com familiares e vizinhos como sinal de paz. Mas é essencial lembrar: mais importante do que o ramo que guardamos é o coração aberto para receber o Senhor.
O Domingo de Ramos nos prepara para viver, com intensidade, os dias santos que virão. Ele nos recorda que, como Maria, João e as mulheres que ficaram aos pés da cruz, também somos chamados a permanecer firmes com Jesus, confiando que, depois da cruz, vem a ressurreição.
Fonte: https://www.cnbb.org.br/domingo-de-ramos-e-da-paixao-4/